Theoria das Cordas é uma banda Portovelhense de rock, formada em 2008 pelo vocalista Alan Marx e o guitarrista Jeff Almeida que vinham do movimento heavy metal da cena local. O propósito inicial era de fazer um som com suas influências e letras em português.

Em 2009 foram gravadas duas músicas como experimento e logo em 2010 foi lançado um EP intitulado “Desligando”. Contendo 6 faixas que mostram influências de rock progressivo, heavy metal e rock nacional, as letras do EP possuem como tema um personagem apontando e questionando os problemas da sociedade, ao mesmo tempo que descobre um meio de “desligar-se” da mesma.

O primeiro álbum é lançado em 2012 com o título “Diferenças Repetidas – 2046”, sendo um álbum conceitual que surgiu acompanhado por um conto de sete páginas. O conto por sua vez, relata a história de um personagem chamado Arthur Proles, que devido aos recentes acontecimentos do seu mundo distópico e autoritário, decide registrar os seus últimos pensamentos em um manuscrito, as músicas então, são fragmentos desse tal manuscrito. O conto tem fortes influências de escritores como: Issac Azimov, George Orwell e Gilles Deleuze. Click aqui ->         para o lê-lo. O álbum possui 17 faixas pertencentes ao conceito e uma faixa bônus, compondo seus 60 minutos de audição. Ouça o álbum na íntegra pelo SoundCloud, clicando na arte abaixo.

A banda se apresentou em vários festivais da região, como por exemplo Festival Casarão, Grito Rock e amostra do Sesc. Eventualmente, faziam shows em pubs nas noites de PVH e também chegaram a se apresentar ao vivo no programa Câmera 11 da TV Candelária – canal Record de Porto Velho.

No EP “Desligando” a formação da banda continha Alan Marx nos vocais, Alexandre Soares nos teclados, nas guitarras Jeff Almeida e Kenny Caldas, Rodrigo César Moreira no baixo e na bateria Renê Alan. Com a saída de Kenny logo após as gravações do EP, Luciano Duarte fora convidado a assumir a sua posição.

Festival - Grito do Rock

Festival - Grito do Rock

Lançamento do EP "Desligando".

Lançamento do EP "Desligando".

Festival Casarão

Festival Casarão

Amostra de música do Sesc

Amostra de música do Sesc

Durante o processo de gravação do álbum “Diferenças Repetidas – 2046”, Alan Marx deixa o posto de vocais, sendo preenchido Jeff Almeida. Pouco tempo após o lançamento do álbum, Luís Paulo assumiu os baixos no lugar do Rodrigo. Já a bateria recebeu as participações de Iagê Donato e Rick Nogueira, até que por fim entrou Felipe Mendonça. Alexandre Soares continuou por um tempo integrando a banda nos shows, fazendo as teclas e as vozes, antes de sua saída. Com esta formação fora registrado um segundo álbum em 2014, o intitulado “Mudança de Estado” e que até o momento não há data de lançamento, segundo Jeff Almeida, este seria uma continuação da história relatada no “Diferenças Repetidas- 2046”.

O projeto está em hiato de apresentações ao vivo desde 2014, entretanto Jeff continuou compondo para o Theoria das Cordas e anunciou que atualmente está produzindo um novo álbum. Este será o sucessor de “Mudança de Estado”, ou seja, um terceiro álbum do “ThdC”, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2022.